quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MEMORIAL REFLEXIVO


Sou professora da Educação Básica, licenciada em Geografia e tive algumas dificuldades na minha prática em sala de aula e na função que exerço atualmente devido ter voltado aos meus estudos depois de vários anos sem estudar, pois cuidava apenas da minha família. Sempre me esforcei bastante para aprender pelo menos o básico na informática, aprendendo algumas noções básicas com o meu filho Gilliano que foi professor de cursos de informática e participando de oficinas oferecidas pela Diretoria Regional de Ensino. Participar do curso Introdução à Educação Digital – Linux Educacional foi para mim, um desafio prazeroso pois descobri vários conhecimentos importantíssimos para melhorar a minha prática pedagógica.
Aprendi a navegar na internet, conheci vários navegadores importantes e o mais utilizado é o Explorer. Aprendi o que é website, http, www – World Wide Web, links, sites, entre outros termos do mundo tecnológico. Visitei muitos sites que são riquíssimos para a Educação em geral e que anteriormente não conhecia e ainda criei o meu blog.
Durante o curso enfrentei algumas dificuldades como o pouco tempo disponível para pesquisar mais e fazer as atividades à distância, ficando algumas a serem entregues depois do prazo. Porém participei de todos os encontros presenciais e pude tirar as minhas dúvidas contando com a dedicação e paciência da tutora do curso que por sinal demonstrou muita competência, compromisso e dinamismo, ficando às vezes fora do seu horário para nos ajudar, da colaboração também das colegas de curso e de trabalho que tinham mais experiência nessa área.
Atualmente a nossa prática em sala de aula ou em outra função pedagógica exige muito conhecimento no campo da tecnologia e por isso o professor precisa se atualizar, buscar, conhecer e dominar essa área para que possa ministrar aulas atrativas que motivem o aluno permanecer com sucesso na escola, permitindo assim a ele a construção do seu próprio conhecimento.
Admiro os governos nacionais, estaduais e municipais que investem cada vez mais na educação e sugiro que não parem jamais de oferecer cursos de formação continuada para o professor em todas as áreas do conhecimento para darmos o melhor aos nossos jovens e crianças, e torná-los cidadãos preparados para o trabalho e enfim, para uma vida plena na sociedade.

Porto Nacional – TO, Fevereiro de 2011.


Gildene Vilarins da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário